Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

quarta-feira, 8 de Setembro de 2010

Milagres Eucarísticos



“Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.”
(João 6:53-57)

Os Milagres Eucarísticos são factos inexplicáveis relacionados a Santa Eucaristia. Muitas vezes a hóstia se transforma visivelmente em carne e sangue, em outras da hóstia pode correr sangue, ou ainda as hóstias podem emitir luz, ou flutuarem. Esses milagres comprovam a transubstanciação, doutrina na qual nós católicos acreditamos na transformação verdadeira do pão (hóstia) e vinho, em Corpo e Sangue de Cristo. Assim já não é pão material, mas Corpo de Cristo e igualmente com o vinho.

São mais de 180 Milagres Eucarísticos comprovados e espalhados por várias partes do mundo!

Os 10 principais são:

"1 ´ Lanciano ´ Itália ´ aprox. ano 700

Este milagre aconteceu no Mosteiro de S. Legoziano, dos monges de S. Basílio. Foi submetido à análise científica dos Drs. Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Aresto e livre docente de anatomia e histologia patológica e de química e microscopia clínica; Dr.Ruggero Bertelli, prof. Emérito de anatomia humana normal na universidade de Sena. Resultados: Relatório de 4 de março de 1971:

a ´ A carne é verdadeira carne.

b ´ O sangue é verdadeiro sangue.

c´ A carne é do tecido muscular do coração (miocárdio, endocárdio, nervo vago).

d ´ A carne e o sangue são do mesmo tipo AB e pertencem à espécie humana. Obs: é o mesmo tipo de sangue encontrado no Sudário de Turim.

e ´ Trata´se de carne e sangue de uma pessoa viva, pois que esse sangue é o mesmo que tivesse sido retirado, naquele mesmo dia de um ser vivo.

f ´ No sangue foram encontrados, além das proteínas normais, os seguintes minerais: cloretos, fósforos, magnésio, potássio, sódio e cálcio.

g ´ A conservação da Carne e do Sangue, deixados em estado natural por 12 séculos e expostos à ação de agentes atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário.

Disseram os cientistas aos frades: ´E o Verbo se fez Carne!´

2 ´ Orvieto ´ Bolsena ´ Itália ´ 1263

Jesus tinha pedido à Beata Juliana de Cornillon (†1258) a introdução da festa de ´Corpus Domini´ no calendário litúrgico da Igreja. O Pe. Pedro de Praga, da Boêmia, celebra Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, e então, ocorre o milagre. O Papa Urbano IV (1262´1264), residia em Orvieto e ordena ao Bispo Giacomo levar as relíquias a Orvieto. O Papa escreve a Bula ´Transiturus de mundo´ ´ 11/08/1264 ´ que prescreve que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, seja celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino é encarregado do Ofício. Em 1290 ´ construída a Catedral de Orvieto ´ ´Lírio das Catedrais´.

3 ´ Ferrara ´ 28/03/1171

Aconteceu na Basílica de Santa Maria in Vado. Propagava´se com perigo a heresia de Berengário de Tours, negava a Eucaristia. Pe. Pedro de Verona, com três sacerdotes celebram a Missa de Páscoa; a Hóstia se transforma em carne, sai sangue que atinge o altar, cujas marcas são visíveis ainda hoje. Documentos: Breve do Cardeal Migliatori (1404). ´ Bula de Eugênio IV(1442), encontrada em Roma em 1975. Londres ´ 1981 ´ encontrado documento de 1197 narrando o fato.

4 ´ Offida ´ Itália ´ 1273

Ricciarella Stasio ´ devota imprudente realiza práticas supersticiosas com a Eucaristia; esta se transforma em carne e sangue. Entregue ao pe. Giacomo Diattollevi ´ conservadas até hoje. Há muitos testemunhos históricos.

5 ´ Sena ´ Itália ´ 1330

Um sacerdote coloca uma Hóstia dentro do seu Breviário para levá´la a um enfermo grave. A Hóstia se liquefez em sangue e molhou as páginas do Livro. Veneradas em Cássia, na Basílica de Santa Rita de Cássia, como ´Corpus Domini´.

6 ´ Turim ´ Itália ´ 1453

A igreja e o sacrário da Catedral de Milão foram saqueados e o ostensório de prata foi roubado e colocado em uma carruagem, e levado a Turim. O cavalo parou diante da igreja de S.Silvestre, o ostensório caiu no chão, e levantou´se pairando no ar, com grande esplendor, como o Sol. O bispo Ludovico Romagnano é chamado. O ostensório cai no chão e fica a hóstia no ar. Desce em seguida dentro de um cálice seguro pelo bispo. Documentos: Atti Capitolari, de 1454 a 1456 e Construção da igreja ´Corpus Domini´

7 ´ Sena ´ Itália ´ 1730

Basília de São Francisco. São jogadas no chão 223 hóstias consagradas, por ladrões que roubaram a igreja. Achadas entre as esmolas e outros papéis. Guardadas não se estragaram. A partir de 1914 foram feitos exames químicos que comprovaram pão em perfeito estado de conservação.

8 - Milagre Eucarístico de Santarém – Portugal (1247)

Aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1247, em Santarém, 65 km ao norte de Lisboa. O milagre se deu com uma dona de casa, Euvira, casada com Pero Moniz, a qual sofrendo com a infidelidade do marido, decidiu consultar uma bruxa judia que morava perto da igreja da Graça. Esta bruxa prometeu-lhe resolver o problema se como pagamento recebesse uma Hóstia Consagrada. Para obter a Hóstia, a mulher fingiu-se de doente e enganou o padre da igreja de S. Estevão, que lhe deu a sagrada Comunhão num dia de semana. Assim que ela recebeu a Hóstia, sem o padre notar, colocou-a nas dobras do seu véu. De imediato a Hóstia começou a sangrar. Assustada, a mulher correu para casa na Rua das Esteiras, perto da Igreja e escondeu o véu e a Hóstia numa arca de cedro onde guardava os linhos lavados. À noite o casal foi acordado com uma visão espetacular de Anjos em adoração à sagrada Hóstia sangrando. Varias investigações eclesiásticas foram feitas durante 750 anos. As realizadas em 1340 e 1612 provaram a sua autenticidade. Em 5 de abril de 1997, por decreto de D. Antonio Francisco Marques, Bispo de Santarém, a Igreja de S. Estevão, onde está a relíquia, foi elevada a Santuário Eucarístico do Santíssimo Sangue.

9 – Faverney, na França, em 1600

O Milagre Eucarístico que aconteceu em Faverney, na França consistiu numa notável demonstração sobrenatural de superação da lei da gravidade. Faverney está localizado a 20 quilômetros de Vesoul, distante 68,7 quilômetros de Besançon.Um dos noviços chamado Hudelot, notou que o Ostensório que se encontrava junto Santíssimo Sacramento sobre o Altar, elevou-se e ficou suspenso no ar e que as chamas se inclinavam e não tocavam nele. Os Frades Capuchinhos de Vesoul também apressaram-se para observar e testemunhar o fenômeno. Embora os monges com a ajuda do povo, conseguiram apagar o incêndio que queria consumir toda a Igreja, o Milagre não cessou, o Ostensório com JESUS Sacramentado continuou flutuando no espaço.

10 - Em Stich, Alemanha, 1970

Na região Bávara da Alemanha, junto à fronteira suíça, em 9 de junho de 1970, enquanto um padre visitante da Suíça estava celebrando uma Missa numa capela, uma série incomum de eventos aconteceu. Depois da Consagração, o celebrante notou que uma pequena mancha avermelhada começou a aparecer no corporal, no lugar onde o cálice tinha estado descansando. Desejando saber se o cálice tinha começado a vazar, o padre correu a mão dele debaixo do cálice, mas achou-o completamente seco. A esta altura, a mancha crescera, atingindo o tamanho de uma moeda de dez centavos. Depois de completar a Missa, o padre inspecionou todo o altar, mas não conseguiu encontrar qualquer coisa que pudesse ser remotamente a fonte da mancha avermelhada. Ele trancou o corporal que apresentava a mancha num local seguro, até que pudesse discutir o assunto com o pároco. "
Autor: Professor Felipe Aquino

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.
Muito obrigada pelo comentário.

Taiana Froes