Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

sábado, 26 de junho de 2010

Contra o sexo antes do casamento!


A palavra de Deus está repleta de passagens que indicam que o casal somente deveria se unir depois do casamento:

"Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua esposa; e os dois formarão uma só carne.
Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu".
(Mateus 19: 4-6)

Repito as palavras de Jesus, portanto já não são dois mais um só corpo. Um só corpo, um só espírito, um só coração. Costumo perguntar com quantas pessoas você deseja ser uma só! Seria com uma pessoa só, não é?
Para a mentalidade de alguns homens a ideia pode ser restritiva, porém o que tem mais valor é a qualidade da mulher e não a quantidade de mulheres que um homem pode ter!!

"Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo e os farei membros de uma prostituta? De modo algum!
Ou não sabeis que o que se ajunta a uma prostituta se torna um só corpo com ela? Está escrito: Os dois serão uma só carne (Gn 2,24).
Pelo contrário, quem se une ao Senhor torna-se com ele um só espírito.
Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis."
(I Coríntios 6, 15-19)

"Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se."
(I Coríntios 7, 9)
Abrasar-se quer dizer arder ou queimar, no sentido sexual, um casal que se abrasa está se estimulando mutuamente, excitando-se.
Hoje em dia é muito raro as pessoas viverem segundo a vontade de Deus, obedecendo os seus mandamento. Pelo menos ainda há pessoas que aceitam o desafio de nadar contra a corrente.

Há também uma situação mais grave, por exemplo, uma mulher que inicia sua vida sexual com um namorado, terminado o namoro, com certeza também terá sexo com próximo namorado e assim por diante... ela acaba por ter vários parceiro (ainda que não simultaneamente). Deus não quer isso, não foi assim no princípio. Foi Deus que nos fez assim como somos porém, se precisamos ter relações, que seja com uma pessoa somente, com o conjugue. Um casal que somente se doa numa relação sexual após o casamento não precisa se preocupar nem com gravidez precoce nem com as doenças sexualmente transmissíveis, porque serão somente um do outro, no momento certo.


A opinião da Igreja sobre o assunto

(Fragmentos retirados do Catecismo da Igreja)

"S.36.7 Importância da união conjugal

§2335 Cada um dos dois sexos é, com igual dignidade, embora de maneira diferente, imagem do poder e da ternura de Deus. A união do homem e da mulher no casamento é uma maneira de imitar na carne a generosidade e a fecundidade do Criador: "O homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, e eles se tomam uma só carne" (Gn 2,24). Dessa união procedem todas as gerações humanas.
S.36.9 Mandamento relativo à sexualidade
§2336 Jesus veio restaurar a criação na pureza de sua origem. No Sermão da Montanha, Ele interpreta de maneira rigorosa o plano de Deus: "Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5,27-28). O homem não deve separar o que Deus uniu.
A Tradição da Igreja entendeu o sexto mandamento como englobando o conjunto da sexualidade humana."

Portanto:
6º Mandamento - Não pecar contra a castidade

"§2353 A fornicação é a união carnal fora do casamento entre um homem e uma mulher livres. É gravemente contrária à dignidade das pessoas e da sexualidade humana, naturalmente ordenada para o bem dos esposos, bem como para a geração e a educação dos filhos. Além disso, é um escândalo grave quando há corrupção de jovens.
§2390 Existe união livre quando o homem e a mulher se recusam a dar uma forma jurídica e pública a uma ligação que implica intimidade sexual.
A expressão é enganosa: com efeito, que significado pode ter uma união na qual as pessoas não se comprometem mutuamente e revelam, assim, uma falta de confiança na outra, em si mesma ou no futuro?
A expressão abrange situações diferentes: concubinato, recusa do casamento enquanto tal, incapacidade de assumir compromissos a longo prazo. Todas essas situações ofendem a dignidade do matrimônio, destroem a própria idéia da família, enfraquecem o sentido da fidelidade. São contrárias à lei moral. O ato sexual deve ocorrer exclusivamente no casamento; fora dele, é sempre um pecado grave e exclui da comunhão sacramental."

Para quem já praticou sexo antes do casamento e ainda é solteiro(a), sempre há tempo de mudar, lutar pela castidade e esperar até o casamento. Não importa se não é mais virgem, pode sempre confessar-se e buscar não mais pecar.
Para quem vive em união de facto, casem-se! Não se arrependerão! Muitas pessoas vêem o casamento com maus olhos, tem medo de assumir o compromisso ou imaginam somente que é uma cerimônia onde se gasta muito dinheiro (pode-se fazer uma cerimônia simples), não dão o devido valor, acham que só assinar um papel é o suficiente (casamento civil). O casamento é um Sacramento! Onde um homem e uma mulher se apresentam diante de todos, dos familiares, amigos e de Deus para assumirem o seu amor! Tive a oportunidade de estar presente a uma cerimônia linda, onde os pais pediam o baptismo de suas filhas e ao mesmo tempo se casavam. Fico a imaginar o grande número de graças e bênçãos divinas que aquela família recebeu naquele dia!

A maior prova de amor que um homem pode dar a uma mulher ainda é o casamento!

Como deveria ser!

"S.36.2 Dignidade da sexualidade

§2362 Os atos com os quais os cônjuges se unem íntima e castamente são honestos e dignos. Quando realizados de maneira verdadeiramente humana, significam e favorecem a mútua doação pela qual os esposos se enriquecem com o coração alegre e agradecido." A sexualidade é fonte de alegria e de prazer:

O próprio Criador... estabeleceu que nesta função (i.é, de geração) os esposos sentissem prazer e satisfação do corpo e do espírito. Portanto, os esposos não fazem nada de mal em procurar este prazer e em gozá-lo. Eles aceitam o que o Criador lhes destinou. Contudo, os esposos devem saber manter-se nos limites de uma moderação justa."

E ainda há pessoas que pensam que a igreja é contra o prazer numa relação, que a união entre os esposos seria somente para ter filhos...


8 comentários:

  1. Taiana.. oi,tudo bem? meu nome é Sara.Sou católica e tenho 16 anos,sou virgem,e gostaria de saber mais sobre o assunto.poderia falar com você?
    beijo!

    ResponderEliminar
  2. Claro Sara, pode conversar comigo sim. meu e-mail é: taisopr@hotmail.com

    A Paz do Senhor e o Amor de Maria Santissima!

    ResponderEliminar
  3. Tenho 25 anos sou catolica se e que quem vive longe do sacramento pode ser considerado catolico. Nao tenho muito a acrescentar pois vivo uma vida de sexo desregrado. Gostaria muito de me casar principalmente para fugir desta vida de pecado mas o meu namorado nao que se casar.Acho honestamente que a igreja esta completamente correta quando ela fala que o sexo e depois do casamento. O sexo antes do casamento nos torna pessoas infelizes e sem vida. Nao nada mais ruim do que ir a Santa MIssa e saber que vc nao pode comungar por que esta
    impuro. Nao podemos voltar atras nas nossas atrocidades mas podemos ajudar quem ainda nao caiu em tentacao. Meninas virgens nao joguem a maior beleza que uma mulher tem fora por um buque de flores, um ursinho ou uma caixa de chocolate. Evitem namorar sozinhas. Por que muitas vezes o seu primeiro namorado so que levar sua pureza embora e te deixar um sorriso amarelo e uma amargura em seu coracao. 5 min de prazer nao vale sua felicidade inteira.



    ResponderEliminar
  4. Por qual motivo a igreja condena o sexo antes do casamento, mas casa a mulher grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, a Igreja casa a mulher gravida porque não a condena, apesar de ter pecado, ela pode se confessar, a Igreja acolhe essa futura mãe pq existe sempre a oportunidade, depois da confissão, de se casar e depois poder comungar. É interesse da Igreja acolher essa filha para que ela possa voltar a estar em estado de graça.

      Eliminar
  5. Olá,tenho 15, perdi minha virgindade com meu namorado há uma semana. Sou católica e ele evagélico, que econtrou a religião não faz muito tempo.
    Eu não me arrependo, mas me sinto suja, expliquei pra ele, ele ficou mal e acabamos discutido, fui em vários sites e madei fotos pra ele do que a igreja diz a respeito da relação antes do casamento.
    Disse para ele ler que depois decidiriamos o que fazer.
    Se não estou enganada ele seria capaz de se tornar católico para permanecer comigo, não sei se é certo, mas digamos que ele é capaz de "qualquer coisa" para me ter ao seu lado.
    Gostaria de ajuda Sobre o que fazer neste momento, além de me confessar e não mais viver esse pecado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola cara anomima, você mesma sabe o caminho, o que deve fazer, deve se confessar e não mais viver em pecado. Por mais que goste do seu namorado, o que estão vivendo agora não é um bom caminho para uma jovem crista. Vc sempre se sentirá suja a cada vez q cair nesse pecado, por isso o ideal é buscar sua força em Deus e se purificar, lutar contra isso. Digo por experiencia propria que vale a pena esperar! A Paz do Menino Jesus e o Amor de Maria Santissima!
      Leia tambem: http://temaspolemicosigreja.blogspot.pt/2010/06/virtude-da-castidade.html

      Eliminar

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria