Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

sábado, 26 de junho de 2010

Por que os padres não se casam???? (O que é o Celibato?)


Foi feita a seguinte pergunta ao professor Felipe Aquino:
"Por que os Padres católicos não se casam? Assim haveria mais vocação e menos escândalos. A própria Bíblia o recomenda em I Tim 3,2: "É necessário que o bispo seja irrepreensível ; que tenha casado com uma só mulher..."

A resposta foi o seguinte:
"S. Paulo não era casado. (veja I Cor 7,8). Numa das suas cartas ele recomenda : Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo". Escrevendo, pois, a Timótio, que também era bispo celibatário, não lhe podia aconselhar casamento. Porém, por falta de candidatos celibatários para a função episcopal (naquela época!), ele lhe recomenda escolher também homens casados - virtuosos. Daí 14:29 8/1/2008na sua carta (I Tim 3,2) ele não coloca acento nas palavras : "que seja casado"..., mas nas palavras: ... "com uma só mulher"... - e não com duas ou três, mesmo que sucessivamente, - o que seria de moleza e muita paixão, deixando pouco zelo e dedicação para Deus e as almas. Em I Cor 7,32-33 S. Paulo apresenta os argumentos em favor do celibato: "O que está sem mulher, está cuidadoso das coisas que são do Senhor, como há de agradar a Deus. Mas o que está casado, está cuidadoso das coisas que são do mundo, como há de dar gosto à sua mulher."

A Igreja Católica reconhece que a exigência do celibato dos padres não é lei divina, mas de lei eclesial, que em circunstâncias especiais poderia ser abolida, mas opta pela maior perfeição, já que por este motivo os Apóstolos de Jesus deixavam a convivência matrimonial e familiar, para se dedicar inteiramente à propagação do Reino de Deus, - como consta de Lc 18,28-30: "Disse depois Pedro: "Eis que nós deixamos tudo o que nos pertence para te seguir". Ele respondeu-lhes: "Em verdade vos digo, não há ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba o múltiplo no tempo presente, e no século que há de vir, a vida eterna". Assumindo livremente o celibato, o sacerdote imita a maneira de viver de Jesus - celibatário, - inteiramente dedicado às coisa do Pai e de seu Reino."

http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=PERGUNTA_RESPOSTA&id=prs0127


As pessoas não compreendem o que é o Celibato, pensam que os padres vivem infelizes e incompletos. Mas o que viria a ser então o Celibato?

O Celibato nada mais é do que uma opção madura, radical e determinada em ficar solteiro (ou solteira) por amor a Deus, para melhor servi-lo.

Um sacerdote é chamado a ser um outro Cristo, Jesus era solteiro, por essa razão os padres devem ser celibatários. São chamados a imitar a santidade de Jesus, em todos os aspectos e não representam Cristo, mas agem na pessoa de Cristo (In Persona Christi). Portanto quando ministra os sacramentos já não é o sacerdote que age e sim Jesus, fazendo o que o padre não poderia fazer, por exemplo transformar a hóstia e o vinho em corpo e sangue ou absolver os pecados, na confissão.
Uma mulher que escolhe se consagrar e se tornar freira é desposada por Jesus, torna-se esposa de Cristo. São felizes em sua escolha e passam a vida a fazer o bem, assim como o seu Divino Esposo.

Todas as decisões da Igreja são tomadas a luz da Palavra de Deus. Há todo um capítulo sobre o assunto na Bíblia na qual S. Paulo diz:

"1. Agora, a respeito das coisas que me escrevestes. Penso que seria bom ao homem não tocar mulher alguma...
2. Todavia, considerando o perigo da incontinência, cada um tenha sua mulher, e cada mulher tenha seu marido.
3. O marido cumpra o seu dever para com a sua esposa e da mesma forma também a esposa o cumpra para com o marido.
4. A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa.

5. Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e depois retornai novamente um para o outro, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência.
6. Isto digo como concessão, não como ordem. (por isso não é uma ordem que todos se casem, mas uma concessão)
7. Pois quereria que todos fossem como eu; mas cada um tem de Deus um dom particular: uns este, outros aquele. (os padres tem um dom, uma vocação particular)
8. Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu.
9. Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se. (quem tem vocação para o casamento que se case)
10. Aos casados mando (não eu, mas o Senhor) que a mulher não se separe do marido.
11. E, se ela estiver separada, que fique sem se casar, ou que se reconcilie com seu marido. Igualmente, o marido não repudie sua mulher...
25. A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém, dou o meu conselho, como homem que recebeu da misericórdia do Senhor a graça de ser digno de confiança.
26. Julgo, pois, em razão das dificuldades presentes, ser conveniente ao homem ficar assim como é...
28. Mas, se queres casar-te, não pecas...
32. Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor.
33. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa.
34. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido.
35. Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, (Não para armar uma armadilha) mas para vos ensinar o que melhor convém, o que vos poderá unir ao Senhor sem partilha... (ou seja, o solteiro cuida melhor das coisas de Deus porque não tem o coração dividido)
38. Em suma, aquele que casa a sua filha faz bem; e aquele que não a casa, faz ainda melhor.
39. A mulher está ligada ao marido enquanto ele viver. Mas, se morrer o marido, ela fica livre e poderá casar-se com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
40. Contudo, na minha opinião, ela será MAIS FELIZ se permanecer como está. E creio que também eu tenho o Espírito de Deus." (Paulo está iluminado pelo Espírito Santo quando escreve tais coisas).
(I Cor 7)

Ou seja o casado tem as preocupações com a mulher e com a família, o que deixa o coração do homem dividido. Fico a imaginar um pastor (de outras denominações cristãs) ter que se preocupar com toda uma comunidade, com tantos problemas e ainda ter que se preocupar com um filho doente, por exemplo... são situações muito complicadas.

Há também mais uma passagem sobre o assunto:

"10. Seus discípulos disseram-lhe: Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar!
11. Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado.
12. Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda."

O que Jesus quer dizer com essas palavras?

Eunuco, no seu sentido literal quer dizer castrado, mas ninguém é castrado "desde o ventre de suas mães"... Jesus está querendo dizer que há homens que não tem vocação para o casamento "desde o ventre de suas mães", que há homens tornados assim "pelas mãos dos homens" (provavelmente aqui sim Jesus está a falar do sentido literal) e há homens "que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus". Portanto há homens que ESCOLHEM não se casar por AMOR ao Reino dos céus.

Termino com as palavras de Jesus:
"Quem puder compreender, compreenda..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria