Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

sábado, 26 de junho de 2010

A Igreja é rica ou pobre??


Actualmente ouve-se muitíssimo dizer que a Igreja Católica é riquíssima, que tem tesouros no Vaticano e que se vendesse tanto ouro daria para acabar com a fome do mundo! Mas será que é mesmo assim?

Vamos aos dados:

"Quantos padres e bispos há na Igreja?
Fonte: Anuário Pontifício - 2000

DADOS ATUALIZADOS SOBRE A IGREJA ATÉ 31/12/99

. RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM 172 PAÍSES

. CRIADAS EM 1999:

13 SEDES EPISCOPAIS

5 ADMINISTRAÇÕES APOSTÓLICAS

6 SEDES METROPOLITANAS

. NOMEADOS 164 NOVOS BISPOS

. TOTAL DE BISPOS – 4439 . 6,002 bilhões de pessoas no mundo – 1,045 bilhões são católicos

. 17,4%, distribuídos da seguinte forma:

. 49,5% - AMÉRICA LATINA

. 27,8% - EUROPA

. 11,4% - ÁFRICA

. 10,5% - ÁSIA

. 0,8% - OCEANIA

PESSOAL DA IGREJA

. 4439 BISPOS

. 404 626 SACERDOTES – aumento de 418 em relação a 98 – primeiro aumento desde 1978.

. 264 202 SACERDOTES DIOCESANOS

. 57 813 SACERDOTES RELIGIOSOS

. 814 779 RELIGIOSAS PROFESSAS

. 30772 MEMBROS DE INSTITUTOS SECULARES

. 56 421 MISSIONÁRIOS LEIGOS

. 2 298 387 CATEQUISTAS

. 109 828 SEMINARISTAS – aumento de 657 em relação ao ano anterior!"

Todo aquele que se consagra a Deus, à serviço da Igreja, faz votos de pobreza, portanto passa a ser sustentado pela Igreja, analisando os números acima, chego a seguinte pergunta: A Igreja teria tanto dinheiro assim para sustentar bilhões de pessoas? Não somente as pessoas como também os milhões de templos religiosos espalhadas por todo o mundo (5.627 dioceses), juntamente com todas as contas, como água, luz, obras de reparação...?

A resposta é não!

As igrejas dependem das doações dos fiéis, ou dízimo para pagar as contas (a contribuição não precisa ser a décima parte do salário, cada um dá o que achar que deve), porque o que o Vaticano ajuda é muito pouco. Muitos padre tem problemas para sanar as despesas de suas igrejas, isso porque os trocos que as pessoas dão muitas vezes não dá para pagar tudo, principalmente se a igreja estiver precisando de obras (situação muito comum em Portugal onde as igrejas são muito antigas e precisam constantemente de reparações).

Patrimônio

Vale ressaltar que o patrimônio da Igreja foi se acumulando ao longo dos seus vinte séculos de existência.

O Vaticano é o menor país do mundo (0,44 km²) e sua receita é menor do que o da Universidade de Oxford, por exemplo. Seu território, juntamente com as basílicas, museus e pinacotecas foram resultado de doações feitas a Igreja desde o seculo IV.

Sobre a suposta riqueza da Igreja o professor Felipe Aquino explica:

"Os objetos contidos no Museu do Vaticano foram, em grande parte, doados aos Papas por cristãos honestos e fiéis, e pertencem ao patrimônio da humanidade; são inalienáveis, a maioria tem grande custo de manutenção, mas a Igreja os considera um patrimônio da humanidade. Os Papas não vêem motivo para não conservar esse acervo cultural muito importante. Não é a pura venda desses objetos, de muito valor para todos os cristãos, que resolveria o problema da miséria do mundo. Será que a rainha da Inglaterra aceitaria vender o museu de Londres, ou o presidente da França vender o Louvre?…

Os maiores tesouros artísticos do Vaticano não estão escondidos, mas à vista de todos, na própria Basílica de São Pedro, como a “Pietà”, ou na Capela Sistina, onde estão os famosos afrescos, criações, nos dois casos, de Michelangelo. Outras peças de valor impossível de ser sequer estimado são a “Transfiguração”, de Rafael, ou o “São Jerônimo”, de Leonardo da Vinci.

Embora o patrimônio artístico e arqueológico dos museus do Vaticano possa ser comparado ao do Museu Britânico, ao do Metropolitan, de Nova York, e ao do Ermitage, de Leningrado, esse acervo, por disposição da própria Santa Sé, que o considera patrimônio de toda a humanidade, é inalienável, não pode ser vendido.

Outros grandes tesouros, que igualmente jamais passarão para outras mãos, só podem ser vistos por poucos religiosos e por pesquisadores. São documentos, pergaminhos, miniaturas, Bulas papais e outros testemunhos de toda a história do Cristianismo até nossos dias. Compreensivelmente, eles estão guardados, por segurança e conservação, a seis metros abaixo do solo. Não se pode perder esse tesouro da humanidade. Tudo isso faz parte da História de 2000 anos da Igreja e do mundo, e não pode ser danificado ou vendido. Nada há no mundo tão precioso!

Não há motivo, portanto, para se falar, maldosamente, da “riqueza do Vaticano”. Podemos até dizer que a Igreja foi rica no passado, antes de 1870, mas hoje não. Qualquer Chefe de Estado de qualquer pequeno país tem à sua disposição, no mínimo um avião. Nem isso o Papa tem. Nem aeroporto existe dentro do Vaticano. Nem um helicóptero para servir ao chefe de 1,2 bilhões de católicos. E a Igreja é a Instituição que mantém o maior número de representação diplomática na terra, cerca de 180...

O cerimonial que cerca por vezes o Santo Padre, é legado de épocas distantes, quando os costumes o exigiam; hoje em dia está sendo mais e mais simplificado; vemos o Papa tomando crianças nos braços, visitando hospitais, prisões, favelas, etc. A Igreja, porém, julga que, para o culto divino (celebração da S. Missa, por exemplo), se deve sempre utilizar o que haja de melhor; não se trata de usar alfaias ricas, mas objetos dignos e capazes de exprimir a grandeza da fé e o amor dos cristãos a Deus....
Nota: Muito desse artigo foi retirado do artigo de D. Estevão Bettencourt “As riquezas da Igreja”, Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”, Nº 302 – Ano 1987 – Pág. 332. "

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/03/28/e-a-%E2%80%9Criqueza%E2%80%9D-da-igreja/

A economia do Vaticano é baseada na captação de donativos nas igrejas pelo mundo fora. Essa maneira de arrecadação existe com a finalidade de suprir as contas do Vaticano com evangelização e suportar os programas sociais que desenvolve.

A Igreja mantém um canal de donativos conhecido como "Óbolo de São Pedro", onde o doador remete os fundos diretamente ao Santo Padre.

O Vaticano tem tido muitos problemas com suas finanças e a crise nos mercados financeiro do mundo todo também atinge a Igreja, como comprova a notícia:

"o último balanço do Vaticano, referente a 2007, exibe um rombo de 9 milhões de euros. Os gastos somaram 245 milhões de euros, enquanto a receita ficou em 236 milhões. O déficit se refere às contas da Santa Sé, sede da Igreja como instituição religiosa e que engloba congregações, conselhos, comissões e outros órgãos cuja função é auxiliar na atuação do papa como líder espiritual.
Segundo o próprio Vaticano, o rombo nas contas da Santa Sé se deve, principalmente, à queda do dólar com relação ao euro...

O balanço da Santa Sé fechou com déficit de 9 milhões de euros no ano passado. O que encolheu:

1 As doações de fiéis caíram de 65 milhões de euros, em 2006, para 50 milhões de euros

2 O jornal L’Osservatore Romano e a Rádio Vaticano deram prejuízo de 14,6 milhões de euros

3 Os investimentos financeiros da Santa Sé renderam 1,4 milhão de euros, contra 13,7 milhões de euros em 2006."

Concluo o tema com as palavras do professor Felipe Aquino:

"Quem fala da “riqueza” da Igreja é porque não a conhece bem, e não sabe a imensidão do seu trabalho e da sua missão. Afinal, que Instituição recebeu missão tão grande de Deus, de salvar todos os homens?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria