Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Resposta a um leitor: Laqueadura Tubária e Vasectomia

Anónimo disse...
gostaria de saber onde consta na bíblia algo relacionado a ligadura ou vasectomia,ou seja que nós não podemos usar a medicina para evitar filho,quero saber onde Deus impede que façamos isto,ou que tenha alguma referência bíblica,pois sabemos que a bíblia ou a palavra de Deus é um manual para nossas vidas e qualquer dúvida que temos com certeza encontramos na palavra de Deus, gostaria de saber porque tenho esta dúvida agradeço.


Ola leitor, poderia ter se identificado, mas não há problema, vou responder mesmo assim. Primeiro de tudo, você é evangélico? Pergunto porque pela sua pergunta você parece ser evangélico. Você pergunta onde está na Bíblia, está analisando o problema por uma óptica protestante, é a doutrina Sola Scriptura, na qual se acredita que somente a Bíblia traz toda a verdade do cristianismo. Nós católicos não acreditamos nisso, a palavra de Deus não está somente na Bíblia, a Palavra de Deus é uma pessoa! Jesus Cristo, e a Bíblia é o livro que fala sobre essa pessoa. É claro que a Bíblia deve ser um manual para nossas vidas, mas a verdade não nos é dada apenas nela, Deus também utiliza-se do magistério da Igreja para guiar os seus filhos cá na terra atravez da acção do Espírito Santo e do Santo Papa, desde o começo do cristianismo. Se você acredita na Bíblia, também deve acreditar no magistério da Igreja, porque sem ele não haveria a Bíblia para começo de conversa... Sobre a questão em si, a laqueadura e a vasectomia são procedimentos definitivos nos quais a pessoa determina para si mesma que não terá mais filhos. Essa pessoa brinca de ser Deus, essa pessoa não faz a vontade de Deus, Jesus não pode ser o Senhor na vida dessa pessoa, porque ela simplesmente fecha as portas e tira de Deus o poder da decisão de trazer uma nova vida para esse mundo. Somente Deus é o Senhor da Vida. Por causa dessa mesma mentalidade contraceptiva é que o aborto tem sido aprovado em tantos países... a Igreja não aceita a contracepção, no catecismo você poderá encontrar que não se "evita" filhos, o que pode ser feito e justamente é um planejamento familiar, isso é muito diferente de "evitar" filhos. No catecismo lê-se que o casal poderá espaçar os filhos, por motivo justo (seja económico, ou outros motivos), através do planejamento familiar natural, que não fere a moral porque a relação não quebra com os aspectos unitivo e procriativo, casal se une totalmente e ainda da a ultima palavra a Deus sobre o numero de filhos, porque permanece aberto para a vida. Como pode ver em outro post neste blog, os métodos naturais são científicos e seguros, não escute as muitas vozes do mundo dizendo que eles não funcionam. Sobre onde está na Bíblia posso lhe dar um exemplo, dentre muitos, no salmo 139 (138), 13-16:

"Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe.

Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma.

Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.

Cada uma de minhas ações vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse."

Portanto, Deus tem um plano para a vida de cada pessoa, cabe a cada um decidir se colabora ou não com esse plano divino, seja nas nossas vidas, seja para gerar uma nova vida.


No vídeo abaixo o professor Felipe Aquino explica mais sobre o assunto:

http://www.youtube.com/watch?v=DfM3kBu1LMU

6 comentários:

  1. CREONILDA NUNES VIEIRAsegunda-feira, dezembro 05, 2011

    SOU EVANGELICA E NISSO CONCORDO PLENAMENTE COM A IGREJA CATÓLICA.EVITAR USANDO O MÉTODO NATURAL! CONHEÇO ALGUNS LÍDERES EVANGÉLICOS QUE PENSAM DESTA FORMA MAS INFELIEMENTE NÃO TEM A CORAGEM DE PREGAR ISTO.
    ASS. CREONILDA NUNES VIEIRA

    ResponderEliminar
  2. SALVE MARIA

    Quero convida você meu irmão a participar do blog soldados católicos que foi fundando com o objetivos de reunir todos os sites e blogs católicos em um lugar só . E procurar sites e blogs católicos bons que não são conhecidos.
    Se você se escreve as sua postagem sera divulgada por Email e pelo o Facebook e muitas pessoas poderão se interessa em ver o seu blog e assim a evangelização que já acontese seria mas divulgada esse é o objetivo do blog soldados católicos se tive interessado esconha uma categoria para o seu blog e envie um email ou um cometário esse é o link do blog.


    http://ossoldadoscatolicos.blogspot.com/

    e-mail para contato: soldadoscatolicos2@hotmail.com

    PAZ E BEM

    ResponderEliminar
  3. O Departamento de Estado norte-americano acrescentou o Vaticano pela primeira vez a uma lista de outros 67 países potencialmente suscetíveis à lavagem de dinheiro. Em seu relatório anual sobre a estratégia para o controle do narcotráfico (International Narcotics Control Strategy), o governo dos EUA inseriu a Santa Sé na categoria dedicada aos países com "jurisdições preocupantes", juntamente, dentre outros, com Albânia, República Tcheca, Egito, Coreia do Sul, Malásia, Vietnã e Iêmen.

    A reportagem é do sítio Vatican Insider, 08-03-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

    A categoria na qual o Vaticano foi inserido é de um nível inferior à dos países que despertam "extremo alerta", uma lista negra de países como o Afeganistão, Austrália, Brasil, Ilhas Cayman, China, Japão, Rússia, Grã-Bretanha, e até mesmo os Estados Unidos, Uruguai e Zimbábue.

    O Vaticano, explicou um funcionário do Departamento de Estado que quis manter o anonimato, aprovou pela primeira vez em 2011 um programa antilavagem de dinheiro, mas será necessário um ano para ver o quanto será eficaz. Portanto, ele é "potencialmente vulnerável" ao problema por causa do maciço afluxo de dinheiro que circula entre a Santa Sé e o resto do mundo.

    O Papa Bento XVI criou, no dia 30 de dezembro de 2010, a Autoridade de Informação Financeira, que deverá permitir que o Vaticano se alinhe às normas internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissimo anonimo,em resposta a vosso comentário veja por favor:

      http://temaspolemicosigreja.blogspot.com/2010/06/igreja-e-rica-ou-pobre.html

      Eliminar
  4. Porque a igreja não prega isso com mais clareza, eu fiz a laqueadura e agora estou sabendo disso, nunca me disseram que era errado??? e agora o que fazer, fiquei desesperada.

    ResponderEliminar
  5. Ola Angela, primeiro, mto obrigada pelo seu comentario, nao se desespere! Esse é um pecado grave, mas como vc nao tinha conhecimento nao tem o mesmo peso que teria se vc soubesse antes de fazer o procedimento. Tenha calma, estamos no Ano da Misericordia, procure um bom padre e converse com ele sobre o que aconteceu, se confesse, Nosso Deus misericordioso e amavel esta a sua espera, faça isso e tudo ficara bem. A Bençao do Menino Jesus e o Amor de Maria Santissima!

    ResponderEliminar

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria