Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

quinta-feira, 23 de março de 2017

5 Coisas que ninguém lhe contou sobre Ligadura de Trompas


Quando a família sente-se completa e não há o desejo de mais filhos, alguns casais optam por serem esterilizados. Porém, poucas coisas na vida são tão definitivas como a laqueadura.
Não devemos nos esquecer de que uma das razões pelas quais os casais optam pela esterilização é o alto custo da contracepção nas questões financeira, física e emocional. Entre os efeitos colaterais com os quais as mulheres têm de lidar apenas para terem sua fertilidade "sob controle" são a diminuição do desejo sexual, ganho de peso, perda de cabelo, distúrbios hormonais, mudanças de humor, aumento dramático do risco câncer e coágulos sanguíneos, que podem causar sérios problemas de saúde, e até a morte.
Ligadura de trompas ou esterilização feminina
A principal função das trompas de Falópio é conduzir o óvulo dos ovários para o útero e também nutrir e guiar os espermatozoides – caso estejam presentes – para facilitar a concepção (que ocorre ainda nas trompas). Se a fecundação ocorrer, sua função, a seguir, é de alimentar e transportar o ser humano recém-concebido (zigoto) até o útero, onde ele é implantado. Para anular sua função e esterilizar permanentemente a mulher, as trompas são ligadas, ou cortadas, ou queimadas ou obstruídas, ou é feita uma combinação desses métodos.
Compartilho com você 5 pontos sobre esse procedimento, desconhecidos por muitos, que à primeira vista parecem convenientes e seguros.
1. Riscos e efeitos colaterais
Os riscos mais comuns da operação e da anestesia incluem: infecção, hemorragia, paradas respiratórias ou cardíacas, reações negativas aos anestésicos, órgãos abdominais danificados, perfuração intestinal e, em casos extremos, a morte. Enquanto isso, os efeitos secundários mais comuns de esterilização são:
·         Distúrbios menstruais.
·         Alteração na intensidade e frequência das cólicas menstruais.
·         Mau funcionamento dos ovários e produção de gravidez ectópica (quando ocorre a fecundação e o zigoto não pode ser transferido para o útero. Pode causar a morte da mãe).
·         Uma década após a laqueadura, pode haver necessidade de remover cirurgicamente o útero devido a complicações posteriores à cirurgia.

2. Efeitos psicológicos
Tragicamente, os efeitos colaterais mais frequentes, e são os menos relatados pelo médico a sua paciente, são arrependimento e remorso. Embora, inicialmente, uma mulher possa se sentir aliviada por haver se submetido a uma "solução definitiva" a respeito do planejamento familiar, estudos apontam os efeitos psicológicos, tais como depressão e ansiedade, que afetam a maioria das mulheres que se submeteram a esse procedimento. Muitas delas experimentam grande estresse, o que afeta as relações sexuais com seus maridos.
3. Eficácia
A ligadura de trompas é realmente tão eficaz para se correr todos os riscos? Ao contrário do que muita gente pensa, a esterilização feminina não é 100% eficaz. A possibilidade de ocorrer uma gravidez é de até 13%, dependendo do tipo de ligadura realizada, sendo a gravidez ectópica um risco latente nestas mulheres.
4. Reversão do procedimento
Uma executiva de banco de sucesso, com quem trabalhei há algum tempo, viu-se na situação de adotar legalmente seu neto. Seu maior desejo era dar-lhe um irmãozinho (ela é uma avó/mãe muito jovem, de apenas 40 anos), mas não foi possível restaurar sua fertilidade.
Há mulheres que perderam seus maridos e casam-se novamente e desejam ter filhos em seu novo casamento. Algumas sentem um grande vazio, e procuram restaurar seu relacionamento com Deus.
Todos os dias, mais mulheres sentem o desejo irresistível de reverter sua esterilização, pois percebem que a fertilidade era uma parte muito importante de si. Restituí-la, entretanto, é muito difícil e, às vezes, impossível. Entre outras coisas, a cirurgia é muito mais complexa e cara do que a laqueadura, e os planos de saúde geralmente não cobrem. O médico não pode garantir que conseguirá restaurar a fertilidade da paciente, uma vez que as chances de sucesso dependem de muitos fatores, incluindo a idade da mulher e o tipo de ligadura que foi feito.
5. Emoções temporárias versus decisões definitivas
Conheci mães que optaram pela esterilização definitiva por sentirem-se sobrecarregadas com a chegada de um novo bebê ou pelo custo emocional de algumas outras situações da vida. Elas se arrependeram de ter tomado esta decisão. Uma delas me disse que o dia em que ela morresse Deus lhe permitiria conhecer a criança que Ele tinha preparado para ela e seu marido, a quem não permitiram chegar à sua vida devido à decisão que tomaram. Outra conseguiu adotar seu único filho, mas não passa um dia sequer sem que ela se arrependa por ter optado pela esterilização.
Devemos observar que as decisões que tomamos na vida, baseadas em emoções temporárias, às vezes são equivocadas e até mesmo trágicas, especialmente quando são irreversíveis. As emoções podem ofuscar a nossa percepção e nos impedir de ver claramente o futuro.
Nenhum procedimento definitivo que atue contra a nossa natureza, ainda que pareça prático ou confiável, pode beneficiar a nós mesmas e o nosso relacionamento. Os métodos naturais de planejamento familiar, em minha opinião, continuam sendo as alternativas mais econômicas, seguras e saudáveis para evitar a gravidez, seja temporária ou permanentemente.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria