Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O Cerimonial do Papa



Muitas pessoas criticam as decisões e escolhas feitas quando uma visita papal é organizada. O cerimonial do Papa é muitas vezes mal visto e mal interpretado, os jornais noticiam quanto vai custar a visita do Papa e as pessoas ficam indignadas com os valores, dizendo que o estado poderia matar a fome de muita gente com esse dinheiro.

Para os católicos o Papa é o sucessor de Pedro, o Vigário de Cristo na terra, o Pastor de toda a Igreja. O Papa é a autoridade máxima da Igreja e é o único chefe de estado que tem 1,2 bilhões de pessoas sob a sua administração. Como chefe de estado ja existiria todo um cerimonial envolvido para ser recebido, quanto mais como o representante de Deus!

Gastam-se milhões com os festivais de música, como o Rock in Rio e isso não é motivo de escandâlos, porque não gastar dinheiro para oferecer o que há de melhor na visita do Papa? Por que a visita do Papa causa escandâlo? Por que o Papa incomoda tanta gente? Não será um resultado dos movimentos anti-católicos no mundo todo?

O Papa recentemente esteve em Portugal (Maio de 2010) e ficou muito impressionado, muito satisfeito e reconfortado com tão calorosa recepção dos Portugueses! O estado gastou sim! Aprovou a tolerância de ponto e outros medidas polémicas, porém o Papa foi recebido como deveria ser! Posteriormente as despesas foram inteiramente reembolsadas pelos donativos dos fiéis e pela Igreja Católica Portuguesa.

Se recebesse o próprio Jesus em sua casa, como o receberia? Usaria uma toalha de mesa velha? Ou usaria o melhor que tem a oferecer? Com relação a Santa Missa do Papa é a mesma coisa.

"O cerimonial que cerca por vezes o Santo Padre, é legado de épocas distantes, quando os costumes o exigiam; hoje em dia está sendo mais e mais simplificado; vemos o Papa tomando crianças nos braços, visitando hospitais, prisões, favelas, etc. A Igreja, porém, julga que, para o culto divino (celebração da S. Missa, por exemplo), se deve sempre utilizar o que haja de melhor; não se trata de usar alfaias ricas, mas objetos dignos e capazes de exprimir a grandeza da fé e o amor dos cristãos a Deus...."
(D. Estevão Bettencourt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria