Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Deus "deu corda" na criação e a deixou agir por si própria?



Há pessoas que acreditam que Deus criou o mundo, porém pensam que Ele foi responsável apenas pelo acto de criar, o que quero dizer com isso? Deus teria apenas dado corda ao mundo, como se faz a um relógio de corda e deixado ele funcionar sozinho. Depois de criar todas as coisas ele teria deixado sua criação agir por si mesma.

Está ideia está equivocada porque Deus está envolvido em sua criação! Se engana quem pensa que Ele descansou no 7º dia, nós cristãos acreditamos na providência divina que nada mais é do que a intervenção directa de Deus em todo universo. Ele não só age na criação como também a mantém, a sustenta.

Jesus disse:

“Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.” (Luc.12,6-7)

e ainda:

“Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?
Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?
E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam.
Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles.
Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?” (Mt 6, 26-30)

Atrevo-me a afirmar que Deus continua a criar todos os dias, quando uma criança nasce, quando um pássaro canta e até quando o coração bate. É Deus quem sustenta todas as coisas. Deus somente não intervém em uma coisa em toda a criação, no livre arbítrio humano.

4 comentários:

  1. Muito bacana essa postagem da criação...bem informativa.. gostei do seu blog, amada!

    obg por visitar o meu blog e seguí-lo...
    também estou seguindo o seu!
    vamos evangelizar com formações e informações..
    o povo de Deus perece por falta disso!

    Graça e Paz no Verbo!

    ResponderEliminar
  2. Poético esse final!!! Quem sabe não será isso mesmo? Deus como um Artista Criativo que continua a criar! Quem sabe não estamos aqui para continuar e, mais do que isso, preservar essa bela obra? Tudo isso, me parece bem mais encantador do que o rígido sincronismo do relógio. Talvez, Deus tenha "alma de artista"... Parabens

    ResponderEliminar
  3. Salve Maria!

    Realmente Deus não deixou sua criação ao acaso, para isto Ele criou leis (física, química, e também suas LEIS)!
    Nada acontece sem o consentimento de Deus, tudo ajustado a sua Misericórdia e a sua Justiça!
    Porém, o fato é que Deus não intervem diretamente a todo instante em sua criação não. Quando isto acontece chamamos de milagre! Deus nos sustenta com seu poder, óbvio... e seu poder sustenta todas as leis que nos rege!
    Sim, a providência de Deus é outra verdade, mas também ela está sujeita a todas as leis que Deus criou e nos deixou!

    Faço uma observação também... não é Deus que tem uma alma de artista e sim todo artista que tem um pouco (dom) de Deus!

    Parabéns pelo seu Blog.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com essa frase: "não é Deus que tem uma alma de artista e sim todo artista que tem um pouco (dom) de Deus!" Mto poética essa frase também.

    ResponderEliminar

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria