Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Os animais vão para o Céu?



Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." (Gen. 1,26)


Os animais foram feitos para nos dar alegria e companheirismo, eles fazem parte de nossas vidas e no geral amamos muito os animais. Outros nos servem para transporte e ajudam no trabalho, como o cavalo, outros ainda servem para nosso alimento, porém, devo dizer que eles não vão para o Céu.

O Céu foi criado para o ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus, possuidor de uma alma espiritual, racional e indestrutível, logo, superior aos animais, São Francisco os chamava irmãos inferiores. Os animais não possuem alma imortal, nem entendimento como o Ser Humano, portanto sua existência é apenas temporal, ao contrário, a existência humana é eterna, o ser humano foi criado para o reencontro com o seu Criador, no Céu.

O Céu é a felicidade completa e eterna, essa felicidade consistirá em possuir a visão de Deus. É uma visão intelectual que só o anjo e o homem podem ter. Os animais não possuem possibilidade de conhecimento intelectual. Portanto, eles não podem ir ao Céu.

Os animais são capazes de se relacionar, de se organizar em sociedades (como as abelhas), de proteger suas crias (como os macacos), mas não são capazes de amar verdadeiramente. Os animais amam quando recebem algo, quando se habituam e todas suas acções são baseadas puramente no instinto animal. Portanto não poderiam estabelecer uma relação de amor com Deus, neste sentido, não há porque pensarmos que possam ir para o Céu.

Mas, se é assim, porque Deus os criou? Ele criou todas as coisas, todo planeta Terra está repleto de coisas belas e maravilhosas, na verdade o Planeta Terra é um paraíso, porém sua meta era o homem. Ele criou todas as coisas para o homem, para manifestar sua bondade infinita e o seu amor para connosco.

Há pessoas que tem um apego exagerado aos seus animais, personificam os animais, os tratam como filhos, neste sentido afirmam que se seus animais não vão para o Céu, elas também não querem ir. Isso é um absurdo tremendo, é idolatria! Quer dizer que os animais são mais importantes para essas pessoas do que o próprio Deus?

A mentalidade moderna é muito materialista, considerar que o homem também é um animal e compará-lo com os demais animais de maneira que o valor da vida de um homem seja igual a vida do animal é muito perigoso. É perigoso porque despe o homem de toda a sua natureza transcendente e o transforma apenas em mais um animal. É por essa razão que vemos em todo mundo uma ecologia exagerada onde visam, por exemplo, proteger os ovos de tartaruga, mas são à favor do aborto. A vida humana perdeu o seu valor e a vida dos animais tem agora mais valor que a vida humana? Há aqui uma inversão de valores tremenda! E há ainda quem diga que os animais são melhores que os Seres Humanos, porque não cometem as maldades e atrocidades que o ser humano comete.

A verdade é que o ser humano é o único “animal” inteligente, racional, que tem possibilidade de raciocínio, de linguagem e de vontade. Os animais não tem vontade, eles tem instinto. E além disso, um animal por mais “inteligente” que seja nunca poderia ler, não é mesmo?

"A certa altura a Igreja Católica debateu muito seriamente a questão sobre se os animais têm ou não uma alma: iriam os bons cães para o paraíso e os maus, que roubaram umas fatias de fiambre, arderiam no inferno para toda a eternidade. A negação da alma foi votada: mas é suficiente para honrar a espécie em causa que a questão tenha sido colocada". Alfred Barbou

9 comentários:

  1. Concordo contigo, prezada Tatiana, em que existe uma preocupação exagerada da sociedade atual com as questões ecológicas. Chega a ser paradoxal, não medir esforços para salvar as baleias ou as florestas enquanto muitas pessoas morrem de fome pelo mundo!
    Ao mesmo tempo, acho que a reflexão sobre a possibilidade dos animais irem para o Céu talvez exista. Lembremos que nem tudo nos foi revelado, mas somente aquilo que diz respeito a salvação do ser humano. Certa vez, escrevi um texto sobre o tema, entitulado O Céu de Camila. Mas, a abordagem era um tanto poética...
    Por fim, gostaria de parabenizá-la pela ousadia em abordar temas polêmicos como este. É importante refletirmos sobre essas questões.

    ResponderEliminar
  2. Comentários no site Reporter de Cristo, no post de mesmo nome:

    http://reporterdecristo.com/os-animais-vao-para-o-ceu/

    Tetê:
    Concordo com esse artigo, pois há uma insensatez geral, visto que existem pessoas que preferem animais a pessoas. Fico refletindo sobre esse absurdo, logo me vem ao pensamento se não seria carência?
    Hoje, as pessoas se relacionam muito rápido e virtualemnte, faltando o conhecimento de si e do outro, ultrapassam fases importantes, por exemplo: paquera, namoro, noivado e só então casamento.
    Dou graças a Deus por minha vocação nos formar que pessoas não são objetos descartáveis e carência se cura no serviço a Deus e aos irmãos.

    filipe:
    sempre pensei que os animais iam para o céu ,mas , agora ficou esclarecido

    ResponderEliminar
  3. Muitos chamam de idolatria os cuidados com os animais e o meio ambiente em geral e que se dá valor maior para os animais que para os seres humanos abandonados pelo mundo passando fome e demais necessidades...Não enxerguem dessa forma, todos são necessários para se ter um equilíbiro no ambiente terreno..Temos sim que dar uma importância maior pro ser humano pois é a vontade do Senhor, mas tudo o que foi criado por Deus deve e tem que ser respeitado e cuidado com todo amor e carinho...Existem pessoas que nascem com dons para cuidar e ajudar os humanos, outros porém para ajudar a natureza....talvez se não houvesse um DOAR maior de algumas pessoas em relação aos animais e o restante dos seres viventes, esse mundo estaria em ruína maior do que jé se encontra..Sem dúvidas as pessoas se prendem e tratam essas criaturas como se fosse da família, é um erro? Digo-lhes que o amor é incondicional..Deus nos criou para amar...eu amo os seres humanos, amo toda a criação de Deus..se vem do meu interior dar mais atenção a um pequeno animal em determinado momento da minha vida, eu darei...assim também como aos filhos de Deus...

    ResponderEliminar
  4. Bom eu acho sim concordo sim que as pessoas de hoje em dia se dão mais aos animais do que aos seres humanos mas será que podemos confiar em alguns seres humanos que como citado no texto acima estao abandonados nas ruas? Algumas pessoas que a gente ao passar perto delas nos abortam com ameaças de roubo de morte e etc? As vezes as pessoas querem um animal porque eles nunca vao os roubar ou os ameaçar com morte e etc ..Muito pelo contrario vao dar carinho e vao os ouvir quando preciso ..Só espero que um dia quando eu entrar no reino do céus eu reencontre meu pequeno gato que mau nasceu e foi atropelado por um ser humano que talvez nao deu importancia para esse bichano ..Será mesmo que estamos errados em tratá-los bem?
    Espero um dia a justiça certa para nós e todos os seres vivos sendo ele humanos ou nao (animais) desde ja agradeço a atençao.

    ResponderEliminar
  5. Vários trechos da Bíblia demonstra a preocupação de Deus para com outras espécies. Em vários momentos Deus se preocupa com o bem estar dos animais e em Eclesiastes ele vai além e afirma que o homem não possui vantagem alguma sobre os animais. O homem é feito na imagem e semelhança por saber o que é certo e errado, mas quem é vc pra afirmar o que eles sentem? Os humanos amam por interesse e se vangloriam na vaidade. O único que precisa ser salvo é o homem, pois ele cometeu o pecado e quem precisa ser resgatado é ele, as outras espécies continuam, pois do sopro vieram assim como nós. Vc afirmou tanto em seu artigo mas não colocou nenhum trecho que comprove o que vc afirma, desinformou apenas. Lúcifer caiu por causa de sua arrogância, por se achar melhor e achar que poderia ser Deus. Mas o ser humano não é Deus, é uma criatura tal qual quanto os animais que respiram e a Bíblia em vários momentos pede esse respeito. Resumindo, o justo preza pela vida dos seus animais, mas o coração dos ímpios é cruel.Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus” Lucas 12:6. Estude mais, Taiana. Se quer passar a mensagem, procure esclarecimento primeiro.

    ResponderEliminar
  6. A todo aquele que derramar sangue, tanto homem como animal, pedirei contas; a cada um pedirei contas da vida do seu próximo.

    6 Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado.

    O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido!

    To­dos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão.

    Quem pode dizer se o fôlego do homem sobe às alturas e se o fôlego do animal desce para a terra?


    E tem mais, Taiana, estude muito antes de querer ensinar. Não existe afirmação de sim ou não, mas quem lê a Bíblia percebe vários sinais. Achei seu artigo uma falta de respeito pra ser sincera. Tratar a religião com total achismo e equívoco como vc fez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é achismo meu. Todos os posts deste bog sao baseados na doutrina catolica.

      Eliminar
    2. veja o que o catecismo da Igreja diz:
      A.36 ANIMAIS

      A.36.1 Cuidado com os animais

      §2415 O sétimo mandamento manda respeitar a integridade da criação. Os animais, como as plantas e os seres inanimados, estão naturalmente destinados ao bem comum da humanidade passada, presente e futura . O uso dos recursos minerais. vegetais e animais do universo não pode ser separado do respeito pelas exigências morais. O domínio dado pelo Criador ao homem sobre os seres inanimados e os seres vivos não é absoluto; é medido por meio da preocupação pela qualidade de vida do próximo, inclusive das gerações futuras; exige um respeito religioso pela integridade da criação .

      §2416 Os animais são criaturas de Deus, que os envolve com sua solicitude providencial. Por sua simples existência, eles o bendizem e lhe dão glória . Também os homens lhes devem carinho. Lembremos com que delicadeza os santos, como S. Francisco de Assis ou S. Filipe de Neri, tratavam os animais.

      §2418 É contrário à dignidade humana, fazer os animais sofrerem inutilmente e desperdiçar suas vidas. E igualmente indigno gastar com eles o que deveria prioritariamente aliviar a miséria dos homens. Pode-se amar os animais, porém não se deve orientar para eles o afeto devido exclusivamente às pessoas.

      A.36.2 Diferença entre homem e animais

      §371 Criados conjuntamente, Deus quer o homem e a mulher um para o outro. A Palavra de Deus dá-nos a entender isto por meio de diversas passagens do texto sagrado. "Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda" (Gn 2,18). Nenhum dos animais pode ser este "vis-à-vis" do varão. A mulher que Deus "modela" da costela tirada do varão e que leva a ele provoca da parte do homem um grito de admiração, uma exclamação de amor e de comunhão: "É osso de meus e carne de minha carne" (Gn 2,23). O homem descobre a mulher como um outro "eu" da mesma humanidade.

      A.36.3 Relação entre homens e animais

      §2417 Deus confiou os animais à administração daquele que criou à sua imagem. E, portanto, legitimo servir-se dos animais para a alimentação e a confecção das vestes. Podem ser domesticados, para ajudar o homem em seus trabalhos e lazeres. Os experimentos médicos e científicos em animais são práticas moralmente admissíveis, se permanecerem dentro dos limites razoáveis e contribuírem para curar ou salvar vidas humanas.

      §2456 O domínio concedido pelo Criador sobre os recursos minerais, vegetais e animais do universo não pode ser separado do respeito às obrigações morais, inclusive para com as gerações futuras.

      §2457 Os animais são confiados à administração do homem, que lhes deve benevolência. Podem servir para a justa satisfação das necessidades do homem.




      Eliminar
    3. Para saber mais veja:
      http://cleofas.com.br/os-animais-tem-alma/
      http://cleofas.com.br/para-onde-vao-os-animais-de-estimacao-depois-que-morrem/

      Eliminar

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria