Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Modéstia



O que é Modéstia?

A modéstia católica está relacionada com o pudor, com as virtudes da humildade e da castidade. É o sentimento ou a virtude que leva a não expor demais o corpo, velando as partes mais provocantes para o sexo oposto, cobrindo a pele nua, preservando a propria pureza e a dos demais. Envolve não somente cobrir partes do corpo, como também obscurecer a sua forma, evitando roupas muito justas, por exemplo.

A Igreja espera dos católicos vestir-se modestamente, principalmente na Santa Missa e no sacramento da comunhão:

"Para se prepararem convenientemente para receber este sacramento, os fiéis devem observar o jejum prescrito na sua Igreja (222). A atitude corporal (gestos, traje) deve traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo Se torna nosso hóspede." (Catecismo da Igreja, no nº 1387).

O Papa Pio XII declarou que as mulheres devem cobrir seus braços superiores e ombros, que suas saias devem ser abaixo do joelho, e o decote não deve revelar nada.

A Igreja condena o uso de roupas que exibem o corpo e faz dele um objecto.

Também espera-se dos homens vestir-se modestamente, nada de andar sem camisa por aí, muito menos ir a missa de calções.

Nossa Senhora, em sua aparição em Fatima (1917) citou a modestia do vestuário: "Virão umas modas que ofenderao muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com as modas. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo." A módéstia feminina é uma forma de imitar a modéstia perfeita de Nossa Senhora.


Para mais informações sobre Modéstia:

http://mulhercatolica.blogspot.com/#axzz1BIGzyj3Q
http://rosamulher.wordpress.com/
http://teusvestidos.wordpress.com/
http://candelabrodeouro.blogspot.com/

Videos sobre Modéstia:

http://www.youtube.com/watch?v=s2k2BZJvyfY

http://www.youtube.com/watch?v=Zi9KMFQK-SQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=XCj3N_56cjo&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Z80iCZhPPcc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=hlMiKZbK_FM

2 comentários:

  1. Minha amiga, seu blog é muito bom. Gostei muitíssimo de ler as postagens. A modéstia está muito esquecida nos dias de hoje, especialmente nas modas. Mas ainda há, graças a Deus, quem prefira o bom gosto e a beleza. Parabéns por tudo.

    ResponderEliminar
  2. Oh q querido! Muito obrigada! O seu blog também é muito bom!Amo as lindas mensagens acompanho sempre! Também acho q a modestia esta totalmente esquecida, a (quase) nudez feminina se tornou uma coisa normal, e Deus com certeza não se agrada de ver as mulheres se tornando meros objectos na sociedade actual...

    ResponderEliminar

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria