Credo in Unam, Sanctam, Cathólicam et Apostólicam Ecclésiam

"Na presença dos Anjos ei de cantar-Vos e adorar-Vos no vosso santuário."
(Salmo 137, 1)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Religião Por que e Para que?



«As religiões mundiais foram os pilares das culturas do mundo, de forma que, se as eliminamos, os arcos caem e o edifício se derruba».
(Christopher Dawson, o filósofo da história)


A palavra religião vem do latim: "religio" que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar". Religar o homem a Deus, aí está a razão pela qual a religião existe.

O valor da religião tem sido esquecido, desprezado e menosprezado pela sociedade actual apoiada na ciência e na tecnologia, porém a religião tem um importante papel na sociedade no tocante à elevação moral do ser humano e, apesar do relativismo reinante, ainda tem uma influência muito presente nos valores das pessoas e consequentemente é uma variável importante na compreensão das sociedades modernas.


O Papel das Religiões na História

“Enquanto estes (filósofos dos séculos XVIII e XIX) negam à religião sua influência vital no plano do progresso humano – não seriam as religiões mais que estados no paulatino auto desenvolvimento do Espírito puro, afirmam – nosso autor amplia o conceito de mente humana, considerando nele todo o profundo espaço da consciência. Analisa o desenvolvimento das mais diversas sociedades, desde as primitivas até as de nosso tempo, indagando as características das grandes crises da história e na reacção que têm ante elas as diferentes forças vitais que dão suporte às sociedades, e conclui que, no curso dos séculos, pode comprovar-se que a religião é a maior «força coesiva» da cultura e que constitui um «pilar» de toda a grande civilização, isso até o ponto que quando uma sociedade perde sua religião, cedo ou tarde perde sua cultura.”
(Jaime Antúnez Aldunate, autor do livro sobre o filósofo da história – Christopher Dawson)
http://professorfariahistoria.blogspot.com/2011/01/christopher-dawson-e-seu-legado.html

Se analisarmos a história da humanidade com imparcialidade vamos nos confrontar com a verdade: as religiões contribuíram e muito para a formação da sociedade actual, principalmente em valores éticos e morais.

O homem sempre teve em seu coração a ânsia da busca por Deus, pela verdade e principalmente por valores éticos. Por esta razão as religiões têm aspectos comuns como por exemplo, o culto a um Deus supremo e Todo-poderoso (mesmo no politeísmo, há sempre um Deus mais importante que os demais), a invocação do Deus Pai (criador de todas as coisas) por muitas religiões, a procura de Deus em todas as religiões, a vocação universal para a oração e adoração, entre outros. Com relação aos valores morais, as religiões no geral ensinam e defendem a justiça. Justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido. A justiça para com Deus chama-se "virtude de religião". Para com os homens, ela nos dispõe a respeitar os direitos de cada um e a estabelecer nas relações humanas a harmonia que promove a equidade em prol das pessoas e do bem comum. O homem justo distingue-se pela correcção habitual de seus pensamentos e pela rectidão de sua conduta para com o próximo.

Não preciso aqui dar exemplos da contribuição da Igreja Católica para a formação da civilização ocidental actual, porque já o tenho feito em outros posts do blog:

- Igreja Católica Mãe da civilização moderna

- A Igreja foi conivente com o Holocausto? (Como a Igreja ajudou a salvar vidas no holocausto, ao contrário do que se divulga pelos inimigos da Igreja)

- A Igreja é contra a ciência? (Como a Igreja ajudou a desenvolver a ciência, ao contrário do que diz o grande mito de que a Igreja Católica é obscurantista.)

Estes são pequenos exemplos da enorme contribuição da Igreja Católica a civilização moderna.

As demais religiões também tem contribuído positivamente na historia da humanidade como, por exemplo:

O islamismo, hoje em dia também taxado de obscurantistas, também desenvolveu a ciência e apresentou valores morais antes não praticados pelos costumes dos povos do deserto. “Muitos dos aspectos hoje em dia criticados na religião muçulmana, como a inferioridade civil das mulheres, na verdade representaram avanços em relação ao que era praticado anteriormente (Maomé foi o primeiro a permitir que as mulheres participassem, ainda que de forma desigual, da herança paterna, direito que só seria reconhecido pelos cristãos bem mais tarde). Já o escandaloso costume da infibulação e da circuncisão feminina, este simplesmente jamais constou no Alcorão. Não passa de um costume tribal falsamente atribuído ao islamismo. No extremo oriente, o confucionismo, embora não seja estritamente uma religião, deu origem a uma ética que hoje em dia está por trás do sucesso económico daquelas nações, papel análogo ao desempenhado pela ética dos reformadores protestantes no ocidente.”
http://www.pedromundim.net/Religiao.htm

O budismo também tem contribuído muito para a história das sociedades pregando a paz de espírito e para com os homens, a auto superação, o auto domínio, a caridade para com os pobres, o respeito a natureza, a compreensão, a compaixão, a equidade e o amor, muitos destes valores em comum com o cristianismo.

Qualquer pessoa, excepto um ateu obstinado ou um fanático por relativismo cultural, pode ver que as religiões contribuíram e tem contribuído com um importante papel nas sociedades no geral.

Por causa da ditadura do relativismo na cultura globalizada, há um movimento para banir Deus da sociedade e assim acabar com qualquer influência religiosa nos Estados. Sobre o assunto cito as palavras do Papa Bento XVI sobre a contribuição da religião para o desenvolvimento das sociedades actuais:

“Ao falar então do papel das religiões para o desenvolvimento integral, o Papa Bento XVI reitera que "religião cristã e as outras religiões só podem dar o seu contributo para o desenvolvimento, se Deus encontrar lugar também na esfera pública, nomeadamente nas dimensões cultural, social, económica e articuladamente política. A doutrina social da Igreja nasceu para reivindicar este « estatuto de cidadania» da religião cristã".

Bento XVI adverte que "a reclusão ideológica a Deus e o ateísmo da indiferença, que esquecem o Criador e correm o risco de esquecer também os valores humanos, contam-se hoje entre os maiores obstáculos ao desenvolvimento".
http://professorfariahistoria.blogspot.com/2011/01/o-papa-propoe-nova-sintese-humanista.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro leitor:

Os comentários deste blog serão moderados. Reservo-me o direito de não publicar comentários que fogem ao tema da postagem em questão ou que sejam claramente contra a Igreja Católica. Também reservo-me o direito de não publicar ou de deletar todo e qualquer comentário que considere inconveniente e abusivo. O objetivo deste blog não é promover discussões sobre os temas em questão e sim ajudar na formação católica. Se é contra o que foi exposto, por favor, não perca o seu tempo e guarde a sua opinião para si.

Obrigada pela compreensão.

Muito obrigada pelo comentário.

Taiana de Maria